quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Por um SO baseado em tags !

 por José Caldas Gois Jr., Quinta, 31 de janeiro de 2013 às 23:46 ·

A ideia não é original. Aliás, não somente não é original como eu diria que até é uma tendência na tecnologia atual. Mas eu queria neste pequeno artigo radicalizar a ideia propondo

UM SISTEMA OPERACIONAL (OS) BASEADO EM TAGS.

Você sabe o que é um tag ? Tag é um etiqueta. Uma etiqueta que você pode colar num produto, pessoa, etc lhe atribuindo uma qualidade, característica. No mundo virtual tags são também etiquetas virtuais que você pode colar em arquivos, seja um arquivo de música (Ex. MP3), vídeo (WMV) ou documento (DOC), etc. Atribuindo uma identificação quanto ao conteúdo ou destinação ou formato daquele arquivo.

Quando você coloca ratings (estrelas) nas suas músicas ou fotos, quando especifica gênero, etc está colando tags.

Os sistemas operacionais atuais suportam tags mas como uma exceção pois o modelo básico mesmo ainda é o antiquado sistema de organização em PASTAS, diretórios ou folders, pra usar a denominação estrangeira ainda muito conhecida. E é claro, nós odiamos quando ao passar nossas músicas de um computador para o outro perdemos todas as informações pessoais (tags) que havíamos colocado, mas isso é outro papo...

Qual é o problema de organizar arquivos em pastas ? Muitossss !! Eu odeio isso aliás. Primeiro é que a gente perde muito espaço de disco e tempo de VIDA. Quem lida com milhares de arquivos como eu por exemplo adoraria ter um único imenso LUGAR onde pudesse jogar todos os meus arquivos, independentemente do que fosse e para o que se destinasse e depois ter um sistema preparado para me dar somente o que eu quisesse e com os parâmetros que eu especificasse, sonho ainda.

Vamos supor que você é organizado, como eu. Ai você tem uma pasta chamada fotos (Diretório de fotos) e dentro destes vários subdiretórios (sub pastas), vou citar duas: Tenho uma subpasta dentro de fotos chama ARTÍSTICAS onde coloco as minhas fotos com pretensões artísticas. E tenho uma outra subpasta (subdiretório) chamada FAMÍLIA onde guardo as minhas fotos de família. Mas ocorre de eu ter uma foto que é de uma pessoa da minha família e também é uma foto que considero artística … em qual diretório eu coloco ? O sistema de pastas não resolve este problema a não ser com atitudes antiquadas como criando uma cópia em cada pasta ou mesmo criando uma atalho, coisa velha e pouco produtiva.

Mais, as vezes temos uma mesma foto em diversos diretórios diferentes e o sistema operacional é incapaz de detectar essa duplicidade pois ele enxerga por compartimentos, se tudo estivesse no mesmo lugar era muito mais fácil de detectar duplicidades, assim perdemos espaço de armazenamento.

Bem, armazenamento está a cada dia mais barato então vou dar um outro motivo mais relevante. A menos que você tenha um bom indexador é difícil olhar o tamanho dos seus arquivos e comparar, é difícil procurar um arquivo sem ter que abrir mil pastas também. Compartimentar arquivos é uma coisa louca e anti produtiva.

Eu queria mesmo era colocar tudo que eu produzisse numa única pasta chamada COISAS. Quando fizesse um documento eu iria colar tags neste arquivo. A minha foto do exemplo ia levar a tag “Jessica”, que é o nome da minha filha, “Família” pois é uma foto de uma pessoa da minha família, “artistica” pois eu gostei muito dela ao ponto de querer expor um dia.... e assim com as músicas, com os textos. Eu poderia por exemplo um dia pedir somente Jéssica e ver todos os arquivos relacionado a ela fossem fotos, musicas, vídeos etc em um único lugar lógico (ou relacionados a todas as jéssicas... ) .

Um dia eu coloco no meu navegador de arquivos família e ele me mostra tudo que eu tiver no computador com a tag família. Coloco Jéssica e foto e aparecem todas as fotos de Jéssica. Que sonho.

Bem, pesquisando direitinho já dá pra fazer algo parecido. Já existem vários programas de tags disponíveis que permitem fazer algo similar, basta procurar, o que eu recomendo pra você ir se acostumando com a tecnologia.

Entretanto estes programas não são nativos do sistema operacional e como não são nativos funcionam apenas razoavelmente. Os sistemas operacionais continuam trabalhando com a logica do diretório e por isso não são rápidos com grandes listas de arquivos e nem possuem ferramentas nativas de busca que sejam realmente eficientes, apesar de Windows e Linux já possuírem bons sistemas de indexação baseados, inclusive, em conteúdo, o que é um bom começo.

Hoje já uso tags com a ajuda desses programas não nativos no computador. Aliás, uso tags em tudo. No meu celular uso tags para armazenar números de telefone, por exemplo. Como não existem sistemas nativos de tags as coloco na identificação mesmo. Anoto o telefone de um aluno que se chama Paulo André. Daqui a dois anos talvez isso não faça sentido nenhum pra mim. Gravo o numero com as seguintes tags: Paulo André Aluno Ufma 2013 matutino Orientando careca. Daqui a algum tempo vai ser mais fácil achar quando precisar. Posso nem lembrar o sobrenome mas sei que quero o numero do Paulo que foi meu orientando em 2013 ou um paulo que era careca, teclo: Paulo orientando careca e tcham tcham rammm thcammmm !! Nossa mente parece usar tags pra pensar, relacionando coisas e não separando em compartimentos estanques.

Para mim as tags são o futuro da organização de arquivos mas parece que os engenheiros de software estão custando muito a estabelecer um padrão nativo para os sistemas operacionais baseado no uso da tecnologia, o que é, realmente, uma pena.

José Caldas Gois Júnior
Janeiro de 2013

Um comentário:

Anônimo disse...

O que penso é que a experiência dos usuários tinha que ser realmente encarada como verdadeira forma de aperfeiçoar os recursos informáticos. Quantas vezes não nos deparamos com programas ou procedimentos que seriam melhores se fossem assim ou assado concebidos?

Renata

Total de visualizações de página

Quer pesquisar assuntos neste blog ?

Para pesquisar matérias neste blog simplesmente digite uma palavra chave, que pode ser o nome de alguém ou mesmo temas gerais como "poesia" ou "música" na caixa de pesquisa localizada na barra superior ao lado da expressão PESQUISAR BLOG, bem acima na tela, e todas as postagens relacionadas serão exibidas.

Barra de vídeo - Veja alguns vídeos da MatracaDigital

Loading...

DICAS DE VIDEO:

Matérias em video podem demorar um pouco para iniciarem. Isto se dá pelo fato de que é necessário que o YOUTUBE faça um "cache", uma reserva de armazenamento, na sua máquina antes de iniciar. Tenha paciência. Caso prefira, tecle no botão de pausar e aguarde até que a barra inferior esteja completamente vermelha e ai então tecle no botão de PLAY e veja o seu video sem nenhuma parada.
A empresa speedbit tem um excelente softwere gratuito que pode ser baixado no
www.baixaqui.com.br que aumenta a velocidade de vídeos do YOUTUBE chamado de "speedbit video accelerator".

Postagens populares

Minha lista de blogs

Seguidores

Pesquise no google:

Google

Quem faz o matracadigital ?

Oferta MercadoLivre: